segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Secretaria da Fazenda faz mudanças para agilizar atendimento ao contribuinte


Mudanças passam a valer a partir desta quarta-feira, 1º de agosto


A partir desta quarta-feira, 1º de agosto, os contribuintes que procurarem os serviços da Secretaria da Fazenda, no hall de entrada do prédio central da Prefeitura, vão encontrar algumas mudanças para agilizar o atendimento.

Em vez de retirar uma senha por conta própria, o cidadão vai passar por um balcão de triagem para orientação e entrega de uma senha única, mesmo para protocolos diferentes, ficando na fila apenas uma vez. Havia casos nos quais o contribuinte retirava até três senhas para fazer um serviço.

Neste balcão, os servidores também vão orientar sobre os documentos necessários para o serviço fazendário desejado. Segundo a Secretaria, muitos contribuintes esquecem de levar cópias dos documentos, por exemplo. A lista dos documentos necessários para os serviços mais procurados estará anexada na divisória do guichê de atendimento.

Além do balcão de triagem, a Secretaria vai oferecer um balcão de entrega de documentos que não ficam prontos no mesmo dia da solicitação: ITBI, certidões, alvará de construção, alvará de demolição e vistoria. Antes, o contribuinte precisava retirar uma senha e entrar na fila para pegar o documento. Com as mudanças, ele irá diretamente ao balcão de entrega.

Outra novidade é o balcão de atendimento expresso, que vai oferecer os serviços de atualização de boletos vencidos, emissão de 2ª via de carnês de IPTU ou ISS, relatório de débitos e espelho cadastral. O espelho já está disponível na internet. Quando houver pouca demanda para atendimento neste balcão, os servidores irão orientar os contribuintes sobre como acessar este serviço pela internet.

Estes três balcões ficam do lado esquerdo de quem entra na Prefeitura pela porta da frente, onde ficava o cadastro técnico.

O atendimento com hora marcada continua e pode ser agendado pelo telefone 3431-3333.

Outra alteração se deve à implantação de um sistema de gerenciamento do atendimento, o mesmo usado pela Previdência Social. Com ele, será possível verificar quantas pessoas estão na fila para determinado serviço e relocar servidores para agilizar o atendimento.

O sistema é livre, não representou custos para a Prefeitura, e foi avaliado e adaptado pela unidade de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) às necessidades da Secretaria da Fazenda. Ele também oferece a possibilidade de ser estendido às Secretarias Regionais e outros postos externos de atendimento fazendário.

A Secretaria da Fazenda estima, com todas estas mudanças, que o tempo de atendimento da maioria dos serviços caia pela metade.

Mudanças no atendimento fazendário da Prefeitura de Joinville:

* Triagem para entrega de senhas: ao entrar na Prefeitura, o contribuinte passará por um balcão de triagem, onde receberá a senha para atendimento fazendário. Os servidores deste balcão também vão orientar sobre a documentação exigida para o serviço requerido. O atendimento com hora marcada continua e pode ser agendado pelo telefone 3431-3333.

* Entrega de documentos: haverá um balcão específico para entrega de documentos que não ficam prontos no mesmo dia da solicitação: ITBI, certidões, alvará de construção, alvará de demolição e vistoria. O contribuinte não terá mais de retirar uma senha e entrar na fila para receber o documento.

* Atendimento expresso: este balcão vai oferecer os serviços de atualização de boletos vencidos, 2ª via de carnês de IPTU ou ISS, relatório de débitos e espelho cadastral.

* Sistema de gerenciamento do atendimento: com ele, será possível verificar quantas pessoas estão na fila para determinado serviço e relocar servidores para agilizar o atendimento.

Os serviços da Prefeitura que você pode pedir pela internet
Além de estar melhorando o atendimento presencial, a Prefeitura de Joinville disponibiliza o “Prefeitura Digital”, um catálogo eletrônico de serviços pelo sitewww.joinville.sc.gov.br onde é possível realizar mais de 30 procedimentos sem se deslocar até alguma unidade do governo.

É necessário realizar um cadastro (pela primeira vez) para acessar a requisição. Com esse mesmo cadastro, é possível requerer outros serviços. O contribuinte fica com seu histórico arquivado e pode acompanhar o andamento das requisições. O portal “Prefeitura Digital” está unificando senhas de sistemas em um único cadastro. Se o internauta já utilizou serviços online da Ouvidoria (ouvidoria.joinville.sc.gov.br) ou da Seinfra (seinfra.joinville.sc.gov.br), é só utilizar o CPF e senha já cadastrados.

O usuário também pode encontrar no “Prefeitura Digital” o passo a passo para aqueles serviços que ainda não estão online.

Confira o que pode ser resolvido online na Prefeitura de Joinville:

Projetos SIMDEC (Fundação Cultural)
Consulta de Protocolo (Secretaria da Fazenda)
Imunidade de IPTU (Secretaria da Fazenda)
Tabela de Correção IPTU (Secretaria da Fazenda)
Ocorrências e voluntariado – Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública/Defesa Civil
-Certidão Negativa de Débito Online (Secretaria da Fazenda)
-Consulta Prévia – Alvará de construção (Seinfra)
-2ª Via do IPTU (Secretaria da Fazenda)
Solicitações, elogios ou reclamações (Ouvidoria)
Certidão de Impostos Pagos (Secretaria da Fazenda)
Informações sobre Dívida Ativa (Secretaria da Fazenda)
Parcelamento de Dívida Ativa (Secretaria da Fazenda)
Imunidade de IPTU 2012 (Secretaria da Fazenda)
Informações IPTU 2012 (Secretaria da Fazenda)
Revisão IPTU 2012 (Secretaria da Fazenda)
COSIP – Constribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Secretaria da Fazenda)
Revisão de Alíquota da COSIP (Secretaria da Fazenda)
Verificação de Iluminação Pública (Secretaria da Fazenda)
Taxas por Serviço (Secretaria da Fazenda)
SimGEO (Seplan)
Catálogo de Referência, Serviços e Custos Central de Custos de Obras Públicas (IPPUJ)
Consulta Prévia para Alvará de Localização - Empreendedor Individual (Seinfra)
Consulta Prévia para Alvará de Localização – Pedido de Viabilidade (Seinfra)
Consulta de Processos (Seinfra)
Como requerer Alvará de Construção (Seinfra)
Como requerer Aprovação de Loteamento (Seinfra)
Como requerer Certidão de Desmembramento (Seinfra)
Aprovação de projeto (Águas de Joinville)
Atualização de Cadastro (Águas de Joinville)
Estudo de Viabilidade Técnica (Águas de Joinville)
Furto de Hidrômetro (Águas de Joinville)
Ligação nova de esgoto (Águas de Joinville)
Ligação nova de água (Águas de Joinville)

Nenhum comentário:

Postar um comentário